A medicina corporativa é formada por um conjunto de ações que uma empresa realiza para promover e fazer a manutenção da saúde física e psicológica de todos os funcionários.
O objetivo principal é preservar a saúde e melhorar a qualidade de vida dos profissionais da instituição. Então, faz-se necessário reduzir os riscos e trabalhar no controle e prevenção de doenças crônicas, por meio de hábitos saudáveis.
O zelo pela saúde nas empresas envolve atividades de medicina do trabalho, com o desenvolvimento de programas, iniciativas de conscientização e oferta de serviços médicos aos funcionários.
Os exemplos mais comuns são as campanhas que visam evitar doenças somadas a consultas médicas preventivas, para controle de males crônicos.
Para isso, é fundamental que a organização possua um ambulatório médico nas instalações.
Como funciona
Para aplicar a medicina corporativa de forma efetiva na rotina da empresa, é importante que se faça um bom planejamento, considerando os riscos das atividades desempenhadas pelos funcionários e desenvolvidas pela organização, além das dúvidas e condições de saúde desses profissionais.
Dessa maneira, fica mais simples definir as ações necessárias para melhorar a qualidade de vida.
As empresas preocupam-se em promover e zelar pela saúde dos colaboradores, primeiramente pela obrigatoriedade de manter um ambiente seguro e saudável, o que está inclusive descrito em algumas normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Outro ponto é a conexão disso com os valores e a cultura organizacional, que está relacionado a valorização e maximização do capital humano, já que há uma relação entre a saúde integral do profissional e a sua produtividade.
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