13. Medical and health services managers $123,593 3,562 employed
Os ambulatórios e as enfermarias internas de empresas podem contar com técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do trabalho. São esses profissionais que, de acordo com a estrutura do local, disponibilizam aos trabalhadores um atendimento mais amplo e, em alguns casos, até a realização de alguns exames.
De modo geral, são feitos atendimentos assistenciais ou de primeiros socorros, que engloba medir a temperatura, a pressão arterial, limpar ferimentos e fazer curativos. Esse atendimento rápido aumenta as chances de uma recuperação satisfatória.
No entanto, não basta apenas ter um ambulatório médico nas dependências da organização; é necessário saber gerir essa estrutura da melhor forma possível para que tanto os insumos e materiais quanto os profissionais da saúde que estão lá possam ser melhor utilizados.
Por isso, é primordial que haja controle dos recursos disponíveis dentro do ambulatório e a manutenção em estoque dos itens de primeira necessidade, isto é, itens básicos para a prestação de primeiros socorros.
Alguns deles são:
Além disso, deve ser considerado que se não houver um médico na empresa, não é autorizada a presença de medicamentos no ambulatório: essa é uma recomendação para evitar que haja a prática da automedicação o que, consequentemente, pode gerar efeitos colaterais graves, como intoxicações e alergias.
Isso acontece porque apenas o médico do trabalho pode prescrever medicação. Na ausência desse profissional, deve-se encaminhar o funcionário a um hospital ou pronto-socorro.